sexta-feira, 4 de junho de 2010

Laboratório de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina – LED/UFSC


Olá, pessoal!!!

Li um texto interessante sobre planejamento em EaD, chamado “O Ambiente de Educação a Distância sob a ótica de sistemas de produção’’.

O texto utiliza, como estudo de caso, o Laboratório de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina – LED/UFSC, que trabalha no planejamento, formatação e implementação de cursos a distância, assim como no uso de tecnologias para a educação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O LED vem desenvolvendo estratégias para o uso da Internet, videoconferência, teleconferência e vídeo-aulas, além de desenvolver programas de capacitação e formação de professores e técnicos para o planejamento e a produção de materiais instrucionais eletrônicos e também de mídia impressa. É considerado modelo de educação a distância em nível nacional, tendo adquirido os seguintes prêmios:

Prêmio ABED – Melhor Modelo Pedagógico – 2002;
Prêmio em pesquisa em EaD (ACAFE) – 2002;
Prêmio e-gov. Portal OBID: Menção honrosa da ABEP - Dezembro 2002;
Prêmio em pesquisa em EaD (ABED) – 2003;
Prêmio PAPED/CAPES. Material Didático em Qualidade na Construção Civil;
Prêmio CONIP. Julho 2003. Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos.

O texto aborda também alguns pontos interessantes a respeito do planejamento em EaD, que relaciona as seguintes ações como essenciais para a existência de um curso a distância:

- Obter a demanda por tais cursos;
- Elaborar uma sequência viável de produção desses cursos;
- Planejar e acompanhar os estoques de matéria-prima (neste caso, o conhecimento, material bibliográfico, notas de aulas);
- Dimensionar a necessidade de máquinas (computadores e recursos de mídia), tecnologias e mão-de-obra para cada nível da demanda, bem como motivar e capacitar a mão-de-obra;
- Manutenção dos equipamentos e instalações;
- Planejamento dos cursos, da etapa de execução (ministração dos cursos), da avaliação da qualidade do serviço, etc.

Outro ponto interessante no texto é quando os autores afirmam que ‘’o sucesso da Educação a Distância não depende apenas da metodologia a ser adotada ou dos recursos tecnológicos utilizados. O ambiente EAD, sendo considerado como um sistema produtivo, deve definir suas estratégias de produção e o respectivo controle e acompanhamento, para se tornar eficiente e competitivo.

Eu não conhecia esse Laboratório de Educação a Distância e gostaria de saber mais a respeito das pesquisas já realizadas em EaD e da metodologia aplicada nos cursos a distância. Acho que minha curiosidade em relação a esse laboratório especificamente se deve ao fato do meu desejo de morar em Florianópolis futuramente, podendo, quem sabe, ser este o meu local de trabalho daqui a alguns anos! =)

Para quem também ficou com curiosidade em aprender mais sobre esse Laboratório, o link para o texto “O Ambiente de Educação a Distância sob a ótica de sistemas de produção’’ é:
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~salerno/pessoal/ENEGEP%20Salerno%20MBrasileiro.pdf

Link para o site do LED:
http://www.led.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1

Abraços e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário