quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Educação a Distância em meios corporativos


Para que determinado trabalho seja realmente eficaz, é necessário que todos os profissionais envolvidos sejam preparados e estejam sempre atualizados em relação às possíveis mudanças da profissão.

Nesse contexto, surge a Educação a Distância em meios corporativos. Ela vem, cada vez mais, sendo utilizada como meio de treinamento e capacitação dos profissionais dos órgãos públicos e de empresas privadas, substituindo ou sendo utilizada juntamente com a modalidade de treinamento presencial.

A principal vantagem da inserção da Educação a Distância em meio corporativos é a capacidade de levar o conhecimento para um número consideravelmente maior do que com a educação presencial e, no entanto, com poucas ou apenas uma equipe de profissionais, podendo abranger todo o território nacional e até mesmo internacional.

Em um curso a distância, encontramos os seguintes atores sociais:

  • O conteudista, que é a pessoa responsável pela elaboração do conteúdo do curso;
  • O tutor, que também pode ser o conteudista, é responsável por sanar as dúvidas dos alunos referentes ao conteúdo, conduzir os fóruns de debate, estimulando a participação dos alunos, corrigir e lançar as notas dos alunos referentes a cada atividade e a nota final.
  • O monitor, responsável por sanar as dúvidas dos participantes referentes ao ambiente de aprendizagem virtual, sobre o cronograma do curso, atividades e outras questões não relacionadas ao conteúdo. O monitor também possui a atribuição de enviar mensagens aos alunos que nunca acessaram o curso, aos que não enviaram as atividades propostas dentro do prazo, enviar avisos sobre o cronograma, sempre com o intuito de motivá-los, a fim de que tenham um bom proveito no curso e que o índice de evasão seja o menor possível.
  • O coordenador, responsável pelo planejamento e estruturação do curso no ambiente de aprendizagem virtual, definindo como serão as formas de avaliação, quem será o público-alvo, a quantidade de alunos que haverá na turma, a efetuação da matrícula desses alunos, acompanhamento do trabalho da monitoria e da tutoria e atua também na resolução de problemas gerais do curso.
  • O aluno, que irá adquirir conhecimento a respeito do objeto de determinado curso, a partir do trabalho dos demais atores sociais, citados acima.


A atuação conjunta e colaborativa de cada um desses atores acarretará em um curso de qualidade, aumentando, assim, a aceitabilidade dos cursos a distância por parte dos alunos.

A Educação Corporativa é uma área apaixonante. Vale a pena pesquisar mais sobre o tema!

1 comentários:

Priscila Santos disse...

Oi, Aline!
Seu texto me fez lembrar do professor Rógerio... deu até saudades dele!
Bom, vou aproveitar o espaço para divulgar a linha do tempo sobre a EaD, que está no site da Cátedra UNESCO de Educação a Distância.
Dê uma olhada e me diga o quê acha...
http://www.fe.unb.br/catunesco/linha-do-tempo-2

Até amanhã!

Postar um comentário