quinta-feira, 30 de abril de 2009

Educação a Distância x Educação Presencial

Olá, pessoal! Um dos assuntos mais polêmicos sobre educação, atualmente, diz respeito à melhor forma de se aprender, se é a partir da educação presencial ou da educação a distância. Para esclarecer melhor, elaborei uma tabela com características de cada um deles, a fim de que saibamos as principais diferenças entre as duas.

Obs: A Educação a distância aqui refere-se somente à que ocorre através da internet.

Segue abaixo algumas diferenças:




























http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=168&sid=106

http://www.slideshare.net/correa_jsc/educao-a-distncia-1359869

terça-feira, 28 de abril de 2009

28/04 - Dia da Educação

Pois é, pessoal! Fiquei sabendo hoje quando estava vendo o Jornal Nacional que hoje é o dia da Educação!
O JN passou uma reportagem muito legal falando sobre educação a Distância e mostrou que a televisão também pode ser sinônimo de educação.
Achei muito interessante, pois mostrou depoimentos de pessoas que moram em locais de difícil acesso à educação, e a educação a distância proporcionou esse contato com eles.
A reportagem mostra também o Sistema Telecurso, que possibilitou a aprendizagem de um homem, que depois fez um curso de graduação em Filosofia e hoje é ele quem escreve os livros de Filosofia do Telecurso.
Mas o que eu achei mais legal foi a forma com que uma professora de inglês dava aula, em que ela ficava numa sala com lousa virtual vendo e escutando os alunos pela TV e a mesma coisa com os alunos. Isso faz com que exista essa interação simultânea que não era possível por vários outros meios a distância.

O link, para quem quiser conferir, está abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1016643-7823-TELEVISAO+TAMBEM+E+SINONIMO+DE+EDUCACAO,00.html


Beijos!

Aline Moser

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Papel Do Professor em Educação a Distância

Gente, achei muito interessante esses slides sobre a importância do papel do professor no ambiente de aprendizagem a distância. Dêem uma olhada! Beijos!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Secretaria de Educação a Distância? Pra que serve?

Em uma visita ao site da Secretaria de Educação a Distância (SEED), descobri que ela existe para promover e incentivar pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento tecnológico da sociedade.

No site, encontrei vários programas e ações desenvolvidos pela SEED, entre os quais: DVD Escola, E-Proinfo, E-TEC Brasil, Mídias na Educação, Proinfo, TV Escola e TV MEC.

Entre todos esses, o único que eu tinha conhecimento e que eu acompanho quando posso é a TV Escola. Acho muito interessante, pois dá a possibilidade de assistirmos um programa educativo e já inserirmos as crianças nesse contexto educativo.

Descobri agora que o programa DVD Escola é uma extensão da TV Escola, pois ele se caracteriza pelo fornecimento de DVDs com a programação da TV Escola às escolas públicas de Educação Básica.

Gostei muito desses programas porque eles mostram que realmente é possível haver uma educação além das 4 paredes da escola.

Além desses programas, o site da SEED possui informações como a legislação aplicada à Educação a Distância e algumas publicações.

Para saber mais sobre os programas e a legislação, visite também o site do MEC, através desse link:

portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=822

Vale a pena conferir!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Educação a Distância? O que é isso?

A Educação a Distância, conhecida também como EAD, surgiu para quebrar as barreiras das 4 paredes de uma escola e possibilitar a aprendizagem através de outros meios, que são mais flexíveis e não exigem a presença física do professor e do aluno e nem a interação simultânea entre ambos. Surgiu pela dificuldade que várias pessoas possuíam de comparecer às aulas presenciais.

Tudo isso começou por meio de correspondências, em que materiais impressos com tarefas e atividades eram enviados através de cartas pelo correio.

Já dizia William Harper, em 1886:

"Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais."


Depois das cartas, surgiu a educação através do rádio. Esse meio de aprendizagem foi considerado muito eficaz, pois além de ser um meio mais informal, não possui custo alto e abrange grande parte da população.


Posteriormente, outro meio que passou a ser utilizado foi a televisão. No Brasil, o sistema implantado foi o Telecurso, que eram aulas transmitidas pela TV. Hoje em dia, esse sistema é utilizado também com aulas presenciais em que existe um mediador que, ao invés de ministrar aulas, transmite os vídeos das diversas disciplinas existentes aos alunos.

Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância passou a articular o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons e imagens, além de outros recursos que podem auxiliar.

No momento atual, o meio mais utilizado é o computador, através de cursos totalmente on-line ou como complemento de cursos presenciais, tornando-se assim, semi-presenciais. As ferramentas mais utilizadas pela educação através da internet são os fóruns de discussão, o correio eletrônico, weblogs, teleconferência, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais, etc.

Existem muitas constrovérsias a respeito da real eficácia da Educação a Distância, pois muitos enfatizam a falta de interação física entre educador-aluno e aluno-aluno, a falta de disciplina da maior parte da população para que seja realmente eficaz, além da facilidade em burlar o sistema. Em contrapatida, outros dizem que a famosa "cola" já existe há muito tempo, que não é algo exclusivo da educação a distância e que, além disso, esta modalidade faz com que o aluno seja construtor de seu próprio processo de ensino-aprendizagem.

Na minha opinião, o surgimento da Educação a Distância foi um grande avanço, pois nos dá mais possibilidades de atingirmos a educação de pessoas que não possuem acesso à escola e que querem aprender. Dessa forma, a EAD torna a educação mais justa. Por outro lado, penso que é necessária essa interação física entre todos para que haja socialização, pois isso pode acarretar grandes problemas psicológicos no aluno. Acredito também, que tudo depende do estilo de aprendizagem de cada aluno. Tem aluno que aprende mais com Educação presencial e não consegue se adequar à Educação a Distância e vive-versa. Portanto, cada um deve se conhecer e analisar qual seria a melhor modalidade para a sua aprendizagem.



quinta-feira, 16 de abril de 2009

Nome do blog

Bom, o motivo do nome desse blog não é tão difícil de entender, não é mesmo?
Coloquei esse nome pelo fato de a Educação a Distância proporcionar ambientes de aprendizagem além da instituição física de uma escola, o que possibilita mais flexibilidade e adequação ao horário de cada aluno.

Espero que vocês tenham gostado do nome!

É um prazer tê-los aqui visitando meu blog!