segunda-feira, 20 de abril de 2009

Educação a Distância? O que é isso?

A Educação a Distância, conhecida também como EAD, surgiu para quebrar as barreiras das 4 paredes de uma escola e possibilitar a aprendizagem através de outros meios, que são mais flexíveis e não exigem a presença física do professor e do aluno e nem a interação simultânea entre ambos. Surgiu pela dificuldade que várias pessoas possuíam de comparecer às aulas presenciais.

Tudo isso começou por meio de correspondências, em que materiais impressos com tarefas e atividades eram enviados através de cartas pelo correio.

Já dizia William Harper, em 1886:

"Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais."


Depois das cartas, surgiu a educação através do rádio. Esse meio de aprendizagem foi considerado muito eficaz, pois além de ser um meio mais informal, não possui custo alto e abrange grande parte da população.


Posteriormente, outro meio que passou a ser utilizado foi a televisão. No Brasil, o sistema implantado foi o Telecurso, que eram aulas transmitidas pela TV. Hoje em dia, esse sistema é utilizado também com aulas presenciais em que existe um mediador que, ao invés de ministrar aulas, transmite os vídeos das diversas disciplinas existentes aos alunos.

Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância passou a articular o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons e imagens, além de outros recursos que podem auxiliar.

No momento atual, o meio mais utilizado é o computador, através de cursos totalmente on-line ou como complemento de cursos presenciais, tornando-se assim, semi-presenciais. As ferramentas mais utilizadas pela educação através da internet são os fóruns de discussão, o correio eletrônico, weblogs, teleconferência, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais, etc.

Existem muitas constrovérsias a respeito da real eficácia da Educação a Distância, pois muitos enfatizam a falta de interação física entre educador-aluno e aluno-aluno, a falta de disciplina da maior parte da população para que seja realmente eficaz, além da facilidade em burlar o sistema. Em contrapatida, outros dizem que a famosa "cola" já existe há muito tempo, que não é algo exclusivo da educação a distância e que, além disso, esta modalidade faz com que o aluno seja construtor de seu próprio processo de ensino-aprendizagem.

Na minha opinião, o surgimento da Educação a Distância foi um grande avanço, pois nos dá mais possibilidades de atingirmos a educação de pessoas que não possuem acesso à escola e que querem aprender. Dessa forma, a EAD torna a educação mais justa. Por outro lado, penso que é necessária essa interação física entre todos para que haja socialização, pois isso pode acarretar grandes problemas psicológicos no aluno. Acredito também, que tudo depende do estilo de aprendizagem de cada aluno. Tem aluno que aprende mais com Educação presencial e não consegue se adequar à Educação a Distância e vive-versa. Portanto, cada um deve se conhecer e analisar qual seria a melhor modalidade para a sua aprendizagem.



0 comentários:

Postar um comentário